Artígos

Resposta a pergunta do Leitor.

 

1ª- Qual o real sentido da expressão: "Deus muda hoje o seu nome para (algum nome bíblico)"? O que isso quer dizer?

Sempre ouvi isso no meio da CCB, mas nunca tive uma explicação exata do que isso representa.

2ª – E sobre o batismo: devemos nos batizar simplesmente pela certeza que Deus colocou em nossos coraçôes de que seu filho Jesus Cristo é o nosso salvador? Ou alem de ter essa certeza em nossos coraçôes devemos esperar algum momento especial em que Deus toque em nosso coração para batizarmos?

Se tudo em nossas vidas tem um tempo preparado por Deus para acontecer, devemos esperar algum movimento da parte dele para descermos as águas?

(creio que essa segunda pergunta é mais freqüente com quem é nascido na graça...)

3ª – É meio estranho ao ler o antigo testamento, ver como os servos de Deus lidavam com a morte do próximo com tanta frieza. 

Davi por exemplo, era homem de guerra, a muitos matou e mandou matar. 

(não restringindo a pergunta a nenhum acontecimento e/ou servo de Deus)

Porque Deus aprovava esse comportamento? 

O homem pode mudar, mas Deus é imutável... Se após a vinda do Cordeiro o único mandamento foi e é: “Amar a Deus acima de todas as coisas e o teu próximo como a ti mesmo...”

Porque o mesmo Deus que antigamente aceitava que o homem tivesse tal comportamento, hoje ensina através de seu Filho e do Espírito Santo que ele apenas deve amar não importa o que tenha feito o seu próximo?

Compreendo que o Jesus Cristo veio para nos ensinar, que ele é o caminho...

Mas porque apesar dos antigos não terem tido esse ensinamento vindo do Filho de Deus, não seguiam o mesmo principio de amar o próximo como a ti mesmo já que Deus é o mesmo e sempre será...

Agradeço dês de já a atenção e o seu tempo...

Amado irmão em Cristo:

Fico feliz em receber suas perguntas!

Sempre Deus me dá a graça de exortar a irmandade no sentido de buscar do mesmo, o dom do discernimento, pois através dele o Senhor nos livra de muitos males.

Como o irmão, eu também, ouvi muitas pregaçôes desde menino, neste sentido. Ou seja, a partir de agora, o Senhor muda o seu nome para José, por exemplo. Significando o processo que o José bíblico passou no Egito e como Deus o Exaltou. Entendemos neste momento, que o Senhor não trocou o nosso nome no Céu, mas sim, simbolicamente aqui na terra, mediante ao processo que poderemos estar passando, é o mesmo que José, guardando as devidas proporçôes, passou no Egito. E, como o Senhor o exaltou, também, nos exaltará.

 As palavras ditas pelo Senhor Jesús devem nortear as nossas vidas e nossas decisôes!

O que o Senhor Jesús Disse no Evangelho segundo Marcos, cap. 16?

Ide por todo o mundo pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer, já está condenado.

Em momento algum o Senhor Jesús mencionou a palavra sentir. Ou seja, se cremos no Senhor Jesús como nosso Salvador, não precisamos esperar nenhum sentimento. Esta parte que se tornou comum em nosso meio, não tem fundamento bíblico. O batismo é um sacramento, o primeiro passo para caminharmos com Cristo, visto que, simboliza a morte do velho ser e o seu novo nascimento em novidade de vida em Cristo. É o recomeço de uma caminhada rumo à Sião Celestial.

O exemplo que o irmão citou de esperar até que o Senhor faça sentir é importante para as pessoas testemunhadas que vão assistir ao batismo pela primeira vez e, quando sentem que o Espírito Santo está falando ao seu coração obedecem a Deus. E isso, poderá acontecer até mesmo com os filhos de nossos irmãos. Porém, não pode ser uma regra ou mandamento.

Dando continuidade à sua pergunta, sinceramente eu não acredito que os filhos de pais crentes quando vão ao batismo, não sente os seus coraçôes ferverem com a presença de Deus pelo Espírito Santo.

O que acontece é que, em nosso meio, o jovem pode receber a promessa do Espírito Santo que é a confirmação do Céu. Ou seja, o batismo com fogo santo, mas se não se batizar, poderá fazer tudo o que quiser no mundo e os próprios irmãos do ministério não falam nada. Apenas perguntam: Já é batizado? Se os pais respondem que não, fica tudo bem. Não percebem que aqueles que receberam o batismo do Espírito Santo têm muito mais consciência da vontade de Deus, do que os que não receberam. Ficam no mundo praticando atos que desagradam a Deus durante muitos anos e, após o batismo, passam a ser vistos como santo. Pura falta de entendimento das Sagradas Letras e principalmente dos ensinos do Senhor Jesús. E o jovem que creu no Senhor Jesús como seu único e pessoal Salvador e se batizou para cumprir o sacramento deixado pelo Senhor Jesús, caso caia em alguma fraqueza considerada grave pelo Ministério, fica marginalizado enquanto viver. Não podendo ser lembrado em nada para trabalhar na Obra dos homens, pois na de Deus, com certeza, poderá trabalhar à vontade.

Esta sua última pergunta é muito complexa, mas com a ajuda do Senhor, tentarei passar para o irmão e todos os que vierem a ler a mesma, a minha visão. E creio que seja de Deus. O Senhor na verdade é imutável, mas o ser humano não. A consciência que temos hoje, no passado longínquo, não existia. E Deus sempre permitiu que o ser - humano usasse o seu livre arbítrio. E a visão daquele tempo era dente por dente e olho por olho. Assim estava escrito na Lei. E como o ser – humano sempre foi vaidoso, ganancioso e buscavam o poder, nunca mediram esforços para alcançar seus ideais. Mesmo que para tal, precisasse usar atos de violências que atualmente nos trazem repulsas.

Cristo nos trouxe a Graça (favor imerecido), mas mesmo assim, durante a inquisição e as cruzadas, quantas atitudes horrendas foram praticadas em nome de Deus? Milhares, para dizer, milhôes, não é verdade? E hoje? Em um mundo moderno e globalizado quantos absurdos acontecem no mundo e o pior, em nome de Deus? Milhares, milhôes, enfim, na verdade, não existe diferença entre o Velho e o Novo testamento em relação à vaidade, ganância e desejo pelo poder. A diferença existe dentro de cada um, que quando recebe e sua alma se enche da graça de Jesús Cristo, se torna uma pessoa diferente, amorosa, meiga, pacífica, cheia de vontade de fazer o melhor para agradar ao seu Senhor e Salvador Jesús Cristo. E o que é mais importante: Por prazer e não por obrigação!

Pois passamos a ser o templo do Espírito Santo.

A diferença entre os seres humanos do passado com os de hoje, nada mais é, do que a presença do Senhor Jesús, pelo Espírito Santo, dentro das nossas almas. (O SENHOR JESÚS, O FILHO DE DEUS, É A DIFERENÇA ENTRE O VELHO E O NOVO TESTAMENTO, PARA AQUELES QUE O AMAM DE UM PURO E SINCERO CORAÇÃO).

Não sei se conseguir expressar o que realmente sinto e se o irmão poderá entender, mas sempre que sentir escreva!

Deus lhe abençoe!

O Velho

Indique esta página