Artígos

Qual a diferença entre livre arbítrio, Fé e pensamento positivo?

arbitr

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Livre Arbítrio  

Os desígnios de Deus são inconfundíveis. Pois tudo que Ele determina respeito de alguma pessoa na terra, Ele cumpre. Independente das situaçes criadas pelo seu livre arbítrio. Um exemplo claro é o de Abraão .Quando Deus o fez sair da terra de seus pais para peregrinar em terra estranha, lhe prometeu abençoar de tal forma, que quem o abençoasse, seria abençoado e quem o amaldiçoasse seria amaldiçoado. Farei de ti uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome e tu serás uma bênção. E em ti serão benditas todas as famílias da terra. E firmado nessas promessas ele seguiu o caminho da peregrinação, se tornando um hebreu. Creu nas promessas. Entretanto, diante da fome, desceu ao Egito pelo seu livre arbítrio sem consultar a Deus. 

Quando percebeu na entrada da cidade, que sua esposa Sarah, mesmo com aproximadamente 73 anos, ainda era uma mulher formosa vista. O medo que tomou conta dele, lhe fez esquecer-se das promessas feitas por Deus. Ao invés de pedir socorro ao Senhor Deus, achou mais fácil pedir a Sarah que mentisse. 

Para ele, talvez, uma pequena mentira, ou melhor, dizendo, uma meia mentira.

Daí para frente, tendo Faraó se apoderado de sua mulher e Deus ferindo a Faraó e sua casa com grandes pragas, ou seja, Deus por amar os seus desígnios e honrar suas promessas, entrou em defesa de seu servo Abraão, fraco em seu caráter, mas crente em Deus. Ficou na verdade, Rico, abençoado materialmente falando, porém, desmoralizado perante faraó, o Egito e principalmente perante Sarah. Quando ela não crendo mais nas promessas de Deus, pediu que ele, Abraão entrasse e possuísse sua escrava Hagar para que ela lhe desse um filho, não teve moral e nem coragem para dizer Sarah: Não Sarah! Não foi esta promessa que Deus me fez. Vamos esperar pelo seu cumprimento em nossas vidas. Não! Ele não podia falar assim com ela, pois estava totalmente desmoralizado e comprometido com o que ele tinha determinado que ela fizesse (mentir).

Não temos idéia de tudo o que Sarah passou enquanto esteve na casa de Faraó. Sabemos que daí para frente algumas coisas haviam mudado na vida deles. Abraão não tinha mais condiçes de dizer não Sarah. Entrou e possuiu Hagar e para encurtar, esta lhe deu um filho chamado Ismael, mas, contudo, a promessa de Deus não deixaria de se cumprir, O Senhor iria cumprir os seus desígnios. E há seu tempo, quando tudo parecia distante demais para Deus cumprir sua promessa, quando Sarah já tinha seu útero adormecido, O Senhor Deus fez o milagre, cumpriu a promessa, cumpriu o seu desígnio na vida de Abraão, que Ele escolhera. Deu-lhe um filho e que se chamou Isaque. Não estou querendo com estas palavras denegrir o Servo de Deus Abraão, mas sim, demonstrar que mesmo ele falhando (e quem não falha), diante de Deus, O Senhor cumpriu as promessas, seus desígnios, na vida daquele que escolhera para esta missão.

Deixou é claro, pelo seu livre arbítrio, um “problemão” para a humanidade. Isaque (o filho da promessa) e Ismael, (filho do livre arbítrio). Que formaram os povos hebreus e árabes. (Que nunca se amaram, se amam e se amarão). Muito pelo contrário, se odeiam e se destroem o tempo todo, e o pior, tudo em nome de Deus.

Contudo, Abraão alcançou as promessas (Deus não podia negar a si mesmo). Abraão creu e pela fé, se tornou o pai da mesma. Era o desígnio de Deus se cumprindo na vida de um homem que Ele havia escolhido e se cumprirá na vida de quem Ele escolher. Mesmo que o nosso livre arbítrio atrapalhe e atrase um pouco.

 

A Fé, como sabemos, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que não vemos. Como esperar o que não conhecemos e nem sabemos que existem? Se não conhecemos e não sabemos que existem, como teremos prova das mesmas?

Mais sabemos que a Fé é um Dom de Deus. Logo, para crermos, precisamos que O Senhor, nos revista do Dom da Fé, sem o qual, é impossível agradar-lhe. 

Pela Fé os antigos alcançaram testemunho. E pela Fé, cremos que os mundos foram criados pela palavra de Deus. De maneira que o que se vê não foi feito do que é aparente. Interessante! Os homens buscam conhecimento e através da ciência, dizem que o “Big-Bang” foi o começo de tudo e a cada dia buscam a história da humanidade e da evolução por alguns lampejos que Deus envia para alguns aqui na terra e os demais humanos, ficam maravilhados com eles. Mais não conseguem se maravilhar com Deus. Ora, Newton, a poucos séculos atrás, conseguiu comprovar o que o servo de Deus Jó, no cap. 26 verso 7, que Deus suspende a terra sobre o nada. 

Ele só não usou a palavra gravidade. Mas errou quando disse que o tempo era absoluto. Einstein, buscando no livro dos Salmos, principalmente para mim, o Salmo 90 verso 4, onde diz: ”Porque mil anos são os teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite”, ou seja, o tempo é relativo e só existe para nós aqui na terra. Assim sendo, o tempo é relativo. Passou a ser considerado gênio! E não nos trouxe nenhuma novidade, pois a resposta Deus já havia deixada escrita. Deus lhe deu a condição de desenvolvê-la.

Quando Deus diz que, tudo que se vê não foi feito do que é aparente, logo, percebemos que tudo que estamos vendo não é bem o que vemos (física quntica?). Não. Apenas, Deus dá forma no que não tem forma e reforma o que tinha forma. Ele faz o que quer e nós, homens, vivemos procurando provar isto e aquilo, quando por Fé, tudo fica mais simples e mais fácil. Enquanto os cientistas buscam telescópios potentes procurando encontrar respostas cósmicas no universo, vemos com simplicidade e pela fé, homens de Deus que tiveram acesso aos mundos de Deus.

Citarei alguns: Daniel, Zacarias, e principalmente em tempos mais recentes, o Apóstolo João. Com simplicidade, Deus abriu uma porta no céu, e mandou que ele em espírito subisse até lá, para conhecer parte do seu reino e as coisas que em breve iriam acontecer. Quanto mais a ciência através de alguns, provar a inexistência de Deus, mas se aproxima Dele. O que os homens de ciência ainda não entenderam é que para se saber o que se passa nos universos criados por Deus é preciso andar com Ele, como Enoque andou e tantos outros. 

Quando os homens pensam ter descoberto algo importante, logo percebem que a resposta já está na palavra de Deus. Por isso, é importante viver pela Fé. 

Fé é isso! Ter certeza de que se está esperando, através das promessas que vemos  cumpridas em nossas vidas (materializadas através dos milagres).

 

Pensamento Positivo

Existe no ser-humano, três forças distintas: Força do Bem (Deus) do mal (maligna) e força da mente. O pensamento positivo vem justamente da força da mente. É provado que se exercitarmos a nossa mente, chegando a usar até seis décimos da sua capacidade, conseguimos fazer o que para muitos seria proeza. Todos que estiverem na mesma sintonia, conseguem se comunicar através de pensamentos (telepatia).

Isso nada mais é, do que o exercício da força da mente, que não tem nada a ver com Fé e muito menos com revelação de Deus. Simplesmente é algo que Deus depositou nas mentes humanas, mas bem poucos a usa. A Fé não se mistura e nem pode se misturar com nada do que é e que está na terra. Fé é dom de Deus. Logo, se é de Deus, é do Céu. Através da força da mente e da sabedoria humana, ninguém conhecerá o mistério de Deus e de seus mundos em sua essência.

Mais por fé e pelo Espírito Santo, poderá ser o homem ou mulher mais simples e sem cultura da face da terra, e terá acesso livre aos céus e suas galáxias desconhecidas ainda pelos meros homens. Glória a Deus!

O Velho

Indique esta página