Notícias

08/11/2017JBS é a empresa de carne que mais emite gases de efeito estufa no mundo

Foto: iStock by Getty Images
 
Três empresas de carne – JBS, Cargill e Tyson – emitiram mais gases de efeito estufa no ano passado do que toda a França e quase tanto como algumas das maiores companhias de petróleo, como Exxon, BP e Shell, de acordo com novas pesquisas de três ONGs que estão sendo lançadas junto com o início das principais negociaçôes climáticas da ONU em Bonn, Alemanha, na última segunda (6). A pesquisa usa as emissôes corporativas estimadas do gado, usando a metodologia mais abrangente criada até o momento pela Organização das Naçôes Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
As principais conclusôes incluem que apenas 20 empresas de carne e lácteos emitiram mais gases com efeito de estufa em 2016 do que toda a Alemanha, que é de longe o maior poluidor do clima da Europa. Além disso, se essas empresas fossem um país, seriam o 7º maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, e o setor como um todo é responsável por 15% das emissôes totais, empurrando-o acima do transporte.
 
Os dados mostram também que as cinco principais empresas de carne e lácteos, incluindo a Cargill e o Grupo Fonterra, emitem mais do que a Exxon. Mas poucas empresas de carnes e laticínios calculam ou publicam suas emissôes e estão usando técnicas de lobby para retardar a ação climática efetiva e pressionar por um maior controle do mercado.
Os autores observam que os compromissos assumidos pelos governos reunidos em Bonn para que as temperaturas globais não ultrapassem 1,5 graus ou mesmo 2 graus não serão possíveis sem abordar as surpreendentes emissôes da indústria da carne e produtos lácteos. Em 2060, o crescimento da produção de carne e lácteos, impulsionado em grande parte por essas empresas e pelo sistema alimentar industrial que representam, poderá ocupar todo o orçamento de emissôes globais sob o cenário de aumento de 1,5 grau visado pelo Acordo de Paris.
 
“Na próxima reunião climática da COP23 em Bonn, na Alemanha, as maiores empresas de carne e lácteas do mundo provavelmente contarão uma história diferente. Eles afirmam que sua produção é necessária para a segurança alimentar mundial, e que, portanto, eles deveriam ser liberados. Isso não é verdade” afirma Devlin Kuyek, pesquisador da GRAIN e autor da pesquisa. “Essas empresas produzem uma grande quantidade de carne e produtos lácteos altamente subsidiados em um punhado de países onde esses produtos já são super consumidos. Eles então exportam seus excedentes para o resto do mundo, erodindo os milhôes de pequenos agricultores que realmente garantem a segurança alimentar e bombardeiam os consumidores com alimentos processados não saudáveis”, completa.
Para Shefali Sharma, o diretor da IATP Europe, “as soluçôes não são complicadas, mas requerem vontade política”. Ele afirma que “os fundos públicos devem ser redirecionados para pequenos agricultores e produtores pastorais, ajudando a construir mercados locais de carne e lácteos. Os governos devem ter coragem e previsão para regular as emissôes desse sistema globalizado de produção industrial de carne e leite. Eles devem ajudar a regenerar um planeta, pessoas e um sistema alimentar amigável. Finalmente, as naçôes e as populaçôes que consumem, devem reduzir drasticamente sua ingestão industrial de carne e produtos lácteos. Manter o petróleo no solo não é suficiente para evitar mudanças climáticas catastróficas”.
As tabelas de dados completas  aqui
fonte:ciclovivo

Indique esta página
Poderá também gostar de:
img
Senado aprova medida provisória que incentiva...
img
Brasil tem ano com o maior número de queimadas da...
img
Apoio a agricultores familiares é fundamental na...
img
Brasil libera até 5 mil vezes mais agrotóxicos do...
img
Estudo indica caminhos para Brasil zerar...
img
Mais de 90 cidades paulistas não têm coleta...
img
JBS é a empresa de carne que mais emite gases de...
img
Emissão de gases de efeito estufa no Brasil...
img
Brasileiro “consome” em média 5 kg de agrotóxicos...
img
“O Brasil é por Israel e ninguém pode rasgar a...
img
Brasil vota novamente contra Israel na Unesco e...
img
Mineradoras canadenses souberam de extinção de...
img
SUS disponibiliza curso grátis e online sobre...
img
Poluição mata duas vezes mais que o trânsito em...
img
Reforço militar determinado por Temer já opera...
img
Amazônia desmatada concentra 9 em cada 10 mortes...
img
Brasil lidera ranking de ativistas ambientais...
img
Estudo relaciona incidência de tuberculose com...
img
Carros a serviço do Ibama são queimados no...
img
Brasil pode não atingir objetivos sustentáveis da...
img
Professores passam a ler Bíblia para alunos, após...
img
EUA suspendem importação de carne bovina fresca...
img
Governo do Brasil tenta reduzir direitos...
img
Após inaugurarem templo evangélico, policiais do...
img
RJ registra 4 mil tiroteios por ano, diz...
img
Idosos e crianças são assassinados em área rural...
img
Em aumento o número de pessoas em situação de...
img
Pastor explica crescimento de igrejas nas...
img
Atingidos pela tragédia de Mariana acusam...
img
ONG analisa 240 pontos de rios da Mata Atlântica...
Page 1 of 5
Mais Notícias...