Notícias

10/11/2017Monsanto enfrenta batalha bilionária que impactará o mercado mundial de soja

Foto: iStock by Getty Images

Fazendeiros americanos plantaram 25 milhôes de acres com sementes de soja e algodão geneticamente modificadas para resistir ao herbicida só neste ano. Mas esta não é apenas uma questão doméstica: depois de investir mais de um bilhão de dólares no desenvolvimento do produto, a Monsanto pretende exportar o Dicamba para o mundo todo. A decisão tomada no Arkansas deve influenciar a regulação em todo o território americano e será um importante precedente para os maiores mercados mundiais da soja, como Brasil, Argentina, China e Índia.

Histórico

O Dicamba é um herbicida usado há décadas, mas que recentemente foi colocado à venda em formato de spray para matar ervas daninhas em lavouras de soja e algodão transgênicos da Monsanto. Cada vez mais, agricultores afirmam – e cientistas comprovam – que o Dicamba é volátil e pode se espalhar por quilômetros até plantaçôes vizinhas. Isso danifica a vegetação que não foi geneticamente modificada para resistir ao Dicamba. Agricultores que não usaram sementes transgênicas da Monsanto tiveram suas safras danificadas porque seus vizinhos aplicaram o produto. O estado do Arkansas, um dos primeiros estados a tentar regular o produto, viu essa controvérsia chegar a um ponto de ebulição.

Cientistas da Universidade do Arkansas apresentaram evidências inegáveis de que o herbicida pode evaporar em climas quentes e ser carregado para longe, danificando plantas não transgênicas. O estudo também encontrou evidências de danos ao meio ambiente, como o declínio de produção de mel pelas abelhas da região.

“O Arkansas acaba de dar um grande exemplo para o mundo. A Monsanto está intimidando fazendeiros que se atrevem a falar contra o Dicamba. Eles reprimem cientistas críticos. Agora, estão até processando governos para impedir que regulem o uso do produto, sem se importar com os danos que ele causa a pessoas e plantas. Mas hoje, eles perderam a batalha”, afirma Dalia Hashad, diretora de campanhas da Avaaz.

A polêmica no Arkansas alcançou seu ápice em outubro, quando o fazendeiro Mike Wallace foi assassinado a tiros por outro agricultor depois de reclamar dos prejuízos causados pelo Dicamba. Em todo os EUA, os estados abriram 2.708 investigaçôes sobre o impacto do herbicida, de acordo com a Universidade do Missouri. Somente neste ano, estados que são grandes produtores de soja como Missouri, Illinois e Arkansas receberam o equivalente a quatro anos de reclamaçôes relacionadas ao Dicamba. Arkansas recebeu 985 denúncias; Missouri, 310; Illinois, 421 (um recorde desde 1989). Tennessee, Minnesota e Iowa também receberam denúncias.

O Arkansas, que recebeu cerca de 1.000 reclamaçôes, está entre os primeiros governos a considerar a proibição do herbicida. No mês passado, o Conselho de Agricultura do estado recebeu um número recorde de mais de 27 mil comentários a favor da proibição do dicamba. Agora, está nas mãos da Câmara Legislativa aprovar a proibição de forma definitiva. Se os legisladores de Arkansas votarem a favor do banimento durante verão e primavera, poderão criar um precedente para os agricultores em todo os EUA e em países como o Brasil e a Índia, onde o polêmico herbicida também está sendo usado.

fonte:ciclovivo

Indique esta página
Poderá também gostar de:
img
ONU questiona “relacionamento tóxico” com...
img
Privatização da água ameaça meio ambiente e saúde...
img
Brasil regulamenta redução de gás que destrói...
img
Mudança climática também gera terreno fértil para...
img
86% dos adolescentes em estudo têm vestígios de...
img
Meio ambiente em 2018: ‘agenda de arrepiar’ no...
img
Contra poluição, Alemanha cogita transporte...
img
A misteriosa água-viva de apenas dois centímetros...
img
Mineração de bitcoins deve consumir mais energia...
img
Ritmo de aumento do nível do mar pode triplicar...
img
O futuro dos testes científicos em...
img
Primeira Reserva Indígena do Ceará é entregue ao...
img
Cientistas desenvolvem ‘plástico’ ecológico feito...
img
SP e outras 10 cidades do mundo que podem ficar...
img
Turismo ameaça ecossistema das Ilhas Galápagos,...
img
Energia solar é redução drástica na conta de...
img
Ibama apreende 430 kg de mercúrio e suspende...
img
Privatização da água ameaça meio ambiente e saúde...
img
Sete mortos e mais de 250 feridos em terremoto em...
img
Bolívia declara estado de emergência por causa de...
img
Campanha incentiva reciclagem de...
img
Alimentos feitos de insetos fazem sucesso na...
img
As 3 teses que tentam explicar como a febre...
img
MPF descobre leilão ilegal de terras indígenas...
img
Fóssil de animal com corpo de aranha e cauda de...
img
Plantar 20% a mais de árvores é arma poderosa...
img
Pesquisador defende transformar devastação do Mar...
img
Aplicativo conecta pessoas para preservar...
img
Quem foi um dos mais importantes investigadores...
img
Falta de chuvas e Superlua deixam canais de...
Page 1 of 691
Mais Notícias...