Notícias

07/12/2017Tratado latino-americano sobre meio ambiente abordará proteção de defensores dos direitos humanos

Representantes dos países latino-americanos e caribenhos reunidos na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) em Santiago, no Chile, concordaram em contemplar a proteção das pessoas que lutam pela defesa dos direitos humanos em temas ambientais no futuro acordo regional sobre acesso à informação, à participação pública e à Justiça em assuntos ambientais — conhecido como Princípio 10 da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Esse foi um dos principais resultados da oitava reunião do Comitê de Negociação do Acordo Regional sobre Acesso à Informação, à Participação Pública e à Justiça em Assuntos Ambientais, finalizada na sexta-feira (1).

No encontro, os delegados governamentais, representantes da sociedade civil, especialistas e organismos internacionais promoveram outros importantes avanços sobre o texto final do instrumento legal. Entre eles, concordaram com os artigos sobre acesso à Justiça em assuntos ambientais e sobre fortalecimento de capacidades e cooperação, e aprovaram também a maioria das obrigaçôes gerais.

Além disso, aprovaram o principal objetivo do acordo, que busca “garantir a implementação plena e efetiva na América Latina e no Caribe dos direitos de acesso à informação ambiental, participação pública na tomada de decisôes e acesso à Justiça em assuntos ambientais, assim como a criação e o fortalecimento das capacidades e da cooperação, contribuindo para a proteção do direito de cada pessoa e das geraçôes presentes e futuras a viver em um meio ambiente saudável e em desenvolvimento sustentável”.

No fim da oitava reunião, os participantes reconheceram os significativos consensos e definiçôes alcançadas sobre o texto compilado pela mesa diretiva nesta semana de negociaçôes, e concordaram em continuar as discussôes dos artigos ainda pendentes do documento legal (11 a 25) durante a próxima reunião, que será realizada no primeiro trimestre de 2018 em San José, na Costa Rica.

Para atingir esse objetivo, decidiram também realizar um intenso trabalho durante o período anterior ao nono encontro, e solicitaram à CEPAL prosseguir com a coordenação de modalidades flexíveis de trabalho, em sua função de secretária técnica do processo.

Na cerimônia de encerramento, os representantes de Chile e Costa Rica, em sua qualidade de países copresidentes do Comitê de Negociação do Acordo Regional, agradeceram o trabalho realizado por todas as delegaçôes, facilitadores e CEPAL, que se traduziu em obter a maior quantidade de avanços sobre o texto final entre todas as reuniôes realizadas até agora.

“Isso é uma demonstração da vontade de alcançar consensos”, disseram. “Tal como disse a presidente do Chile e a secretária-executiva da CEPAL na abertura, o destino da proteção do meio ambiente e dos direitos humanos de 500 milhôes de pessoas está nesta sala e, por isso, é tão importante”, completaram.

Delegados da sociedade civil agradeceram o trabalho “sério e dedicado” dos grupos negociadores, da CEPAL e dos membros do público que participaram do encontro. “Conseguiram importantes garantias para proteger aqueles que, diariamente, e correndo diferentes riscos, realizam a defesa ambiental, trabalho que durante técadas foi desconhecido e que apresenta a maior prioridade nos países de nossa região”, disseram em declaração conjunta.

América Latina é região mais hostil a ambientalistas, diz relatório

Em 2014, três quartos dos 116 casos de assassinatos de defensores do meio ambiente e dos direitos humanos ocorreram na América Central e na América do Sul, alertou no ano passado o relator especial da ONU para os defensores dos direitos humanos, Michel Forst, em documento enviado à Assembleia Geral.

“Por toda a América Latina e o Caribe, ativistas ambientais enfrentam os piores obstáculos em sua luta por um mundo mais sustentável: ameaças, assédios e intimidaçôes são frequentemente parte da rotina. Em algumas áreas, seus esforços podem ser desacreditados e classificados como ‘antidesenvolvimento’. Em muitos casos, sua cruzada heroica para defender o planeta e os direitos humanos pode custar suas vidas.”

Além de Honduras, o relator citou Brasil, Colômbia, Guatemala, México e Peru como países que atraem cada vez mais indústrias extrativas e de mineração — que causam mais desflorestamento — e se tornaram perigosos para ambientalistas.

A impunidade também é frequente em crimes contra defensores do meio ambiente, disse o documento. No caso do Brasil, o relator citou os ataques e assassinatos de defensores do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul.

Fonte: ONU

Indique esta página
Poderá também gostar de:
img
Documentário “Frágil Equilíbrio” chega ao Brasil:...
img
Estudo aponta alta contaminação de peixes por...
img
A enzima comedora de plástico que pode...
img
Ibama embarga Porto do Forno em Arraial do Cabo...
img
Três anos de uma rotina sem...
img
Comissão de Meio Ambiente aprova fim de selo de...
img
Falta de serviços para atender venezuelanos em...
img
As ondas de calor do oceano aumentaram mais de...
img
A Corrente do Golfo é a mais fraca em 1.600 anos;...
img
As soluçôes inovadoras para gerar mais e melhores...
img
Chuvas atingem estados do Norte e Nordeste, com...
img
Baleia morre depois de ingerir 29 quilos de...
img
Ibama e Exército apreendem equipamentos para...
img
Ibama multa Anglo American em R$ 72 milhôes por...
img
Cientistas revelam níveis tóxicos de arsênico em...
img
Chapada dos Veadeiros – antes e depois do maior...
img
O uso abusivo dos agrotóxicos e o mal que eles...
img
Por que a falta de fósforo no Universo reduz a...
img
Alunorte nega contaminação ambiental no...
img
Brasil tem, sim, terremotos – e há registro até...
img
Uma empresa de Gana está transformando sacolas...
img
Antártida perde área de gelo equivalente a 1,5...
img
A primeira ponte de aço impressa em 3D do mundo...
img
FAO e Ministério do Meio Ambiente buscam combater...
img
Os Aqua Painéis de zero eletricidade da Uravu...
img
STF: É inconstitucional reduzir área de proteção...
img
USP recebeu 102 notificaçôes sobre tremor sentido...
img
Cientistas alertam para risco de manipular...
img
Google atinge 100% em compensação energética...
img
Sanepar deverá investir mais de R$ 1 bilhão em...
Page 1 of 700
Mais Notícias...