Mundo

13/01/2020Homem que cultuava ‘deus do diabo’ no Vietnã se rende a Cristo após cura da filha

Pessoas que rejeitam as crenças tribais são excomungadas da família no Vietnã. (Foto: Portas Abertas)
 
Os moradores da tribo vietnamita “Hmong” cultuam seus antepassados ​​através de rituais diários que eles acreditam ser capazes de protegê-los de doenças, desastres naturais e outras provaçôes. Qualquer um que não aderir a essas crenças é excomungado de sua família. 
 
Choj*, um marido, pai e fazendeiro de 20 anos, viveu perseguição apenas seis dias depois de compartilhar com sua família que ele havia se tornado cristão.
 
O primeiro contato de Choj com o cristianismo aconteceu através de sua esposa, que morava em uma vila composta por cristãos antes do casamento. No entanto, quando sua filha ficou doente, ele recorreu aos rituais pagãos do povo Hmong.
 
Desesperado, ele foi ao xamã local, perguntando o que ele precisava fazer para curar sua filha. “Ele me disse que eu precisava sacrificar uma cabra grande e um cachorro vermelho”, disse Choj à organização Portas Abertas. “Eu tinha cabras, mas onde eu iria encontrar um cachorro vermelho?”
 
Naquela noite, Choj teve um pesadelo: “Vi uma mosca que plantou um ovo no meu casaco. O ovo se transformou em uma larva” — um sinal de azar na cultura Hmong.
 
Sem saída, Choj levou a filha inconsciente para a igreja em que sua esposa foi criada. Nesse momento, ele “não sabia nada sobre igreja”. A primeira visita não foi muito memorável; o pastor orou, mas pouco aconteceu.
 
“Ela abriu os olhos por um tempo”, diz Choj. “Não experimentei nada de extraordinário e certamente não planejava abandonar minha adoração aos ancestrais”.
 
Dois dias depois, eles levaram a filha novamente para receber oração. Dessa vez, a garota recuperou a consciência. A cura da garota foi o ponto de virada desse pai. “Pensei: isso deve ser Deus. Eu decidi seguir a Cristo”.
 
Quando chega a perseguição
 
“Eu sabia que haveria perseguição na minha vila. Decidi seguir a Cristo, de qualquer maneira”, destaca Choj.
 
Quatro dias após sua decisão, Choj acreditava que tinha que contar à família como sua filha foi curada: “Eu disse a eles que Jesus a havia curado depois que o pastor orou por ela. Meus irmãos ficaram felizes e queriam construir um altar para eu adorar nossos ancestrais”.
 
Mas Choj recusou a oferta. Foi quando sua família e sua aldeia se voltaram contra ele. “Eles queriam me expulsar da vila; até policiais e autoridades locais me disseram para voltar a adorar os antepassados”, conta. “Respondi que já havia aceitado Jesus Cristo e que não voltaria atrás”.
 
Choj foi questionado se já teve alguma dúvida sobre seguir Jesus, principalmente depois das ameaças de sua família. Ele respondeu com um sorriso.
 
“Havia algo inexplicável em meu coração que dizia: ‘Não volte, apenas siga a Cristo’”, diz ele. “Não foi coragem. Quando vi como Deus curou minha filha, pude ver que Ele é aquele que cura. Não há mais razão para eu fazer sacrifícios a um deus do diabo. Não tenho nada para perguntar a ele. Eu sei que Deus é bom”.
 
Seis dias depois de aceitar Jesus, a casa de Choj foi demolida por uma multidão de pessoas, incluindo sua família. Ainda assim, ele permaneceu confiante. “Eu só conseguia pensar em Jesus”, diz ele. "Eu sei que Deus me dará uma nova casa um dia”.
 
Um ano se passou desde que Choj e sua família foram forçados a deixar sua aldeia. Ele, sua esposa e sua filha moram com seus sogros em um espaço minúsculo. Mas através da ajuda da Portas Abertas, ele conseguiu comprar os materiais necessários para construir um novo lar.
 
“Andei pela casa nova e me sinto muito feliz e agradecido. Eu sei que é possível, graças à ajuda da minha família em Cristo. Sem a ajuda de meus irmãos e irmãs, teríamos que viver nas ruas”, afirma.
 
*Nome alterado por razôes de segurança.
 
COM INFORMAÇÕES DA PORTAS ABERTAS

Indique esta página
Poderá também gostar de:
img
Cristãos são presos e espancados enquanto...
img
“Nunca devemos esquecer que tudo é possível para...
img
Covid-19 pode levar à ‘pior crise humanitária’...
img
Alemanha proíbe gays menores de 18 anos de obter...
img
Médico relata desafio de tratar pacientes com...
img
Trump diz que a fé cristã tem sido tratada de...
img
ONU alerta para fome de “proporçôes bíblicas”...
img
Ex-primeiro-ministro britânico quer formar...
img
“Vencemos faraó e, com a ajuda de Deus,...
img
Cientista prevê que pandemia deve acabar mais...
img
Igrejas são atacadas por feministas em protestos...
img
Primeiro teste de vacina contra o coronavírus é...
img
Trabalho missionário evangeliza de prisioneiros a...
img
China anuncia fim do pico do coronavírus enquanto...
img
Vladimir Putin, cujo governo persegue cristãos,...
img
“Havia sangue nas paredes”, diz pastor de igreja...
img
Mike Pence é zombado por orar com equipe sobre o...
img
‘A Nigéria é um rio de sangue’, dizem rabino e...
img
Enxames de gafanhotos de proporçôes bíblicas...
img
Arqueólogos descobrem templo cananeu em cidade...
img
“Elevamos nossas vozes em oração e nossa visão...
img
Pastor de Wuhan diz que surto de coronavírus é...
img
proíbem cantores de falarem sobre...
img
Extremistas incendeiam igreja, casa de pastor e...
img
Antissemitismo pode eliminar judeus da Europa até...
img
Trump será o 1° presidente americano a participar...
img
Tensôes no Irã e desastres naturais podem cumprir...
img
Homem que cultuava ‘deus do diabo’ no Vietnã se...
img
“Olhando para a Bíblia, sabemos que o Irã terá...
img
Noiva cristã é decapitada por terroristas do Boko...
Page 1 of 17
Mais Notícias...