Mundo

25/03/2020Cientista prevê que pandemia deve acabar mais cedo do que se espera: “Vamos ficar bem”

Levitt se tornou uma figura tranquilizadora na China, no auge da pandemia de coronavírus. (Foto: Reprodução / Universidade de Cambridge)
 
Michael Levitt, ganhador do Nobel e biofísico da Universidade de Stanford, acredita que a pandemia de coronavírus pode acabar mais cedo do que nos dizem.
 
"A situação real não é tão terrível quanto parece", ele disse ao The Los Angeles Times, acrescentando: "Nós vamos ficar bem".
 
Levitt, que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2013 por desenvolver modelos complexos de sistemas químicos, analisou dados do COVID-19 de 78 países que relataram mais de 50 novos casos todos os dias. Em muitos deles, Levitt disse ao jornal, ele vê "sinais de recuperação".
 
No início, o biofísico previu - com uma precisão impressionante - haveria cerca de 80.000 casos na China (onde o coronavírus apareceu pela primeira vez) e cerca de 3.250 mortes. Até a noite de segunda-feira, houve 81.496 casos no país comunista e 3.274 fatalidades.
 
Com tudo isso em mente, Levitt acredita que o número de novas infecçôes começará a diminuir mais rapidamente do que muitos prognósticos estão sugerindo.
 
Alguns epidemiologistas alertam que os EUA podem estar em vários níveis de bloqueio por meses ou até anos, mas Levitt disse que os dados que ele está vendo não suportam uma situação tão desesperadora, principalmente em lugares que implementaram medidas depressivas como distanciar.
 
"O que precisamos é controlar o pânico", explicou.
 
As pessoas métricas precisam estar atentas, disse ele ao Times, não é o número total de casos. Em vez disso, o foco precisa estar no número de novos casos, porque isso revelará a taxa real de propagação.
 
"Os números ainda são barulhentos, mas há sinais claros de crescimento lento", disse Levitt, depois observando que o vírus só pode crescer "exponencialmente" quando não é detectado e não existem medidas para impedir sua propagação.
 
Embora ele concorde com as medidas adotadas pelo governo local, estadual e federal para diminuir a propagação do vírus, Levitt disse que também está preocupado com o pânico causado pelo intenso foco da mídia no número total de casos. como as celebridades adoecendo com a doença.
 
O Times observou que a gripe sazonal infectou cerca de 36 milhôes de americanos em pouco mais de seis meses e matou cerca de 22.000 pessoas. Algo a ter em mente, é claro, é o fato de termos anticorpos naturais contra a gripe e a infraestrutura médica antecipar a doença e estar preparada para lidar com ela. Nenhum desses fatores vale para o COVID-19.
 
Além disso, Levitt está preocupado com as implicaçôes de saúde de desligar a economia por um período indeterminado de tempo.
 
Ele teme que as medidas de saúde pública que fecharam grandes áreas da economia possam causar sua própria catástrofe, já que a perda de empregos leva à pobreza e à desesperança. Repetidas vezes, os pesquisadores viram que as taxas de suicídio aumentam quando a economia cai.
 
Embora a taxa de mortalidade pelo COVID-19 seja um pouco mais alta que a da gripe, Levitt disse que "este não é o fim do mundo".
 
COM INFORMAÇÕES DO FAITHWIRE

Indique esta página
Poderá também gostar de:
img
Cristãos são presos e espancados enquanto...
img
“Nunca devemos esquecer que tudo é possível para...
img
Covid-19 pode levar à ‘pior crise humanitária’...
img
Alemanha proíbe gays menores de 18 anos de obter...
img
Médico relata desafio de tratar pacientes com...
img
Trump diz que a fé cristã tem sido tratada de...
img
ONU alerta para fome de “proporçôes bíblicas”...
img
Ex-primeiro-ministro britânico quer formar...
img
“Vencemos faraó e, com a ajuda de Deus,...
img
Cientista prevê que pandemia deve acabar mais...
img
Igrejas são atacadas por feministas em protestos...
img
Primeiro teste de vacina contra o coronavírus é...
img
Trabalho missionário evangeliza de prisioneiros a...
img
China anuncia fim do pico do coronavírus enquanto...
img
Vladimir Putin, cujo governo persegue cristãos,...
img
“Havia sangue nas paredes”, diz pastor de igreja...
img
Mike Pence é zombado por orar com equipe sobre o...
img
‘A Nigéria é um rio de sangue’, dizem rabino e...
img
Enxames de gafanhotos de proporçôes bíblicas...
img
Arqueólogos descobrem templo cananeu em cidade...
img
“Elevamos nossas vozes em oração e nossa visão...
img
Pastor de Wuhan diz que surto de coronavírus é...
img
proíbem cantores de falarem sobre...
img
Extremistas incendeiam igreja, casa de pastor e...
img
Antissemitismo pode eliminar judeus da Europa até...
img
Trump será o 1° presidente americano a participar...
img
Tensôes no Irã e desastres naturais podem cumprir...
img
Homem que cultuava ‘deus do diabo’ no Vietnã se...
img
“Olhando para a Bíblia, sabemos que o Irã terá...
img
Noiva cristã é decapitada por terroristas do Boko...
Page 1 of 17
Mais Notícias...