Mundo

18/10/2018Hospital planeja suicídio assistido para crianças sem consentimento dos pais, no Canadá

O Hosptial considerou que, caso seja da preferência da criança, os pais podem ser excluídos do processo de decisão sobre seu suicídio assistido. (Foto: Reprodução)
 
Médicos de um hospital pediátrico de Toronto, no Canadá, publicaram recentemente políticas sobre o suicídio assistido por profissionais para crianças e adolescentes, revelando que, em alguns casos, os pais não serão notificados até que a criança já esteja morta.
 
"Geralmente, a família está intimamente envolvida nesse processo de tomada de decisão. Se, no entanto, um paciente indica explicitamente que não deseja que seus familiares participem da tomada de decisôes junto aos prestadores de cuidados de saúde, encorajamos o paciente a reconsiderar envolver sua família. Mas em última análise, os desejos dos pacientes com respeito à confidencialidade devem ser respeitados", disseram os médicos pediatras do Hospital for Sick Children de Toronto ao jornal ‘Ética Médica Britânica’.
 
"O artigo aparece apenas três meses antes do prazo final para o Conselho Canadense de Academias informar o Parlamento sobre o consenso médico a respeito da extensão da eutanásia voluntária em circunstâncias atualmente proibidas por lei", relatou a agência de notícias ‘Crux’. "O Conselho Canadense de Academias está especificamente procurando estender a chamada morte assistida para pacientes com menos de 18 anos".
 
Segundo o site ‘The Catholic Register’, as políticas propostas listadas na revista "argumentam que não há distinção ética significativa entre um paciente que escolhe recusar o tratamento pesado e aceita uma morte inevitável versus pacientes que preferem morrer por injeção química antes que a doença provoque a morte".
 
A província de Ontário não exige que os pais sejam envolvidos na decisão de um menor "capaz" de recusar tratamento adicional e, portanto, "não há razão legal para exigir o envolvimento dos pais em uma morte assistida", acrescentou o texto.
 
Contextualização
 
Atualmente, o suicídio assistido e a eutanásia só estão disponíveis no Canadá para indivíduos com 18 anos ou mais; tem sido legal lá desde 2016.
 
A bioeticista Bridget Campion disse que não ficou surpresa com os desenvolvimentos e está preocupada com os conceitos sobre direitos de consciência dos médicos.
 
"É uma coisa difícil saber o que fazer em seguida, dadas as circunstâncias", disse ela ao site ‘Register’. "Na minha opinião, se estamos comprometidos com a construção de uma cultura da vida, esqueçamos a legislação. Aquela embarcação já navegou. Há algumas coisas que devemos garantir que permaneçam no lugar: que possa haver cuidados de saúde católicos, que ser uma objeção de consciência, mas, para mim, o mais importante é: ‘OK, como construímos uma cultura da vida? Como construímos uma cultura de cuidado?’ Se pudermos fazer isso e fazer com que as pessoas não queiram assistência médica ao morrer, então teremos conseguido algo".
 
Campion é pesquisadora, conferencista e escritora do Canadian Catholic Bioethics Institute.
 
Mas agora que a prática é legal, "muitos adeptos estão dizendo: 'Como fazemos isso?' Eu não estou surpresa", acrescentou.
 
A política contém um fluxograma que não inclui a discussão sobre o suicídio assistido com os pais até que um "período de reflexão" aconteça, depois que a criança já estiver morta.
 
Uma pesquisa realizada em 2017 com 1.050 médicos canadenses revelou que 33% deles acreditam que o suicídio assistido deveria ser ilegal para menores de idade, enquanto aproximadamente metade acha que menores mais "maduros" devem ter a opção de solicitá-lo.
 
COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN POST

Indique esta página
Poderá também gostar de:
img
Hospital planeja suicídio assistido para crianças...
img
Após ser solto na Turquia, pastor ora por Trump...
img
Ditador da Coreia do Norte é bisneto de...
img
Pastor americano ligado a Trump vê Bolsonaro como...
img
Criança de 5 anos é abusada sexualmente, após...
img
Pastor torturado permanece sob perseguição do...
img
“As crianças não tinham mais medo de ver os...
img
“Todas as naçôes do mundo devem resistir ao...
img
Ateísmo deve ser integrado às aulas de educação...
img
Palestina saúda terroristas como “heróis” e...
img
Cristãos classificam acordo do Vaticano com...
img
Arqueólogos encontram evidências da travessia dos...
img
Jovem indonésio sobrevive 49 dias à deriva no mar...
img
Professor é investigado por ensinar a diferença...
img
Cresce o número de crianças que injetam drogas...
img
Novo jogo de desafios, “ Momo” leva crianças e...
img
Trump irá apresentar “acordo do século”, que...
img
“O Conselho de Direitos Humanos da ONU é uma...
img
Israel se declara um Estado exclusivamente...
img
Estiagem muda paisagens na...
img
Queima indiscriminada de lixo se torna problema...
img
Israel oferece ajuda ao Irã, enquanto a nação...
img
Deputados da Argentina aprovam legalização do...
img
Israel é alvo de mais de um atentado terrorista...
img
“Deus abençoe Jerusalém”, diz premiê de Israel em...
img
No Líbano, cidadãos se organizam para combater as...
img
Turismo libera três vezes mais CO2 no ambiente do...
img
Documentário “Frágil Equilíbrio” chega ao Brasil:...
img
Antártida perde área de gelo equivalente a 1,5...
img
Maioria dos moçambicanos vive em zonas de risco...
Page 1 of 9
Mais Notícias...